Thursday, October 7, 2010

3 Semanas

Nas últimas 3 semanas fui de férias. E a palavra é mesmo essa “fui”. Parti de Lisboa para uma viagem de carro a dois pelo norte de Espanha, sul de França e norte de Itália. Na bagagem um plano exigente de turismo e um plano ainda mais exigente de treinos em direcção à maratona de Lisboa. De fora ficou a bike.

Eu sabia à partida que durante estes dias ia ter muita vontade de fazer uns treinos de bicicleta, até porque o percurso incluía o Parque Nacional dos Picos da Europa, os Pirenéus, o famoso
Mont Ventoux, os campos das Provence e os montes e vales da Toscana. Mas também sabia que este tipo de treinos ia sacrificar a viagem e o humor da minha mulher dada a sua duração. Quando me meti nesta coisa da maratona estabeleci uma regra, possivelmente a única: se alguém tem que se sacrificar, sou eu. Assim, apenas os meus dois pares de ténis de corrida ganharam bilhete para a viagem.

No total foram mais de 7200km de carro e 24 sessões de treinos. Das sessões longas às sessões de velocidade, o plano foi totalmente cumprido sempre bem cedinho a tempo de tomar o pequeno-almoço com a minha mulher. É verdade que algumas vezes foi duro, mas afinal não é de dureza que estamos a falar quando falamos de maratona?
Aqui fica o meu Top5 de locais onde treinei:

Cangas de Onis
Umas das paisagens mais bonitas de todos os treinos. Em pleno Parque Nacional sempre com as montanhas com cenário é o local ideal para encher os pulmões de ar puro. Só é preciso ter cuido com o percurso, pois ao mínimo desvio e estamos na subida mais inclinada das nossas vidas.

Bilbau

Uma das boas surpresa da viagem. Fui até Bilbau para visitar o museu e acabei por descobrir uma cidade muito interessante. É verdade que é uma cidade industrial, mas o centro apresenta um planeamento urbanístico de fazer inveja. O treino decorreu na ciclovia das margens do rio.

Nimes

Era dia de treino longo de corrida (24km) e a verdade é que Nimes nem sequer estava no nosso itinerário. Saí para correr sem fazer a maior ideia para onde ir. Após 10 minutos de treino já andava às voltas o que antevia uma longa e entediante manhã. Até que vejo um ciclista entrar por uma rua bem estreita, logo seguido de outro e mais outro. Fui atrás e encontrei uma longa estrada com grandes bermas que saia da cidade pelo campo fora.

Coustellet

Em plena Provence com vinhas de um lado, vinhas do outro e as montanhas ao fundo.

San Rocco a Pilli

Em pleno coração da Toscana. Era um treino de recuperação onde pretendia apenas soltar os músculos das pernas. É verdade que o objectivo não foi bem atingido, pois na Toscana ou se está a subir ou a descer, mas a paisagem compensou tudo.

No comments: