Wednesday, August 4, 2010

Treinador?



Qual treinador? Quando me meti nisto do triatlo, muitos foram aqueles que perguntaram "tens treinador?". Orgulhosamente, sempre respondi "tenho... sou eu!". Esta opção, não tem qualquer juízo de valor, interpretação ou entrelinhas possível. Deve-se exclusivamente ao facto de encontrar na pesquisa, na aprendizagem e na descoberta das metodologias de treino, tanto ou mais entusiasmo que encontro quando cruzo a linha de meta. Sentar-me ao computador e planear um bloco de 12 semanas de treino é um prazer que sai ainda mais realçado quando no fim das 12 semanas me sinto um atleta mais forte. Aprender a ler os sinais do corpo, descobrir as sessões de treino que funcionam e aquelas que não funcionam, perceber exactamente qual a função de cada exercício é uma realização que não dispenso. Mesmo agora que, terminei a época e que pondero arranjar um treinador que me ajude a evoluir. Este é o problema que tenho entre mãos, para resolver até ao princípio da próxima época. É que no meio disto tudo, a evolução torna-se um vício. Quanto melhor estamos, melhor queremos estar.

Entretanto, deixo aqui algumas das minhas recentes leituras que se revelaram preponderantes nesta minha aprendizagem.

1 comment:

sica said...

Existe sempre um momento em que fazemos um balanço do que está feito e de onde queremos chegar, em função disso tomamos as nossas opções, tal como tu, competi durante uma época sendo eu próprio o responsável pela planificação do meu treino, este ano ajudei alguem com mais experiência e conhecimento para me ajudar e sem dúvida que notei a diferença.